Historial

Embora o IATOC - Instituto para Apoio a Técnicos Oficiais de Contas - só tenha esta denominação desde 27 de Abril de 1999, data em que por escritura pública foram alterados os Estatutos da associação privada sem fins lucrativos «Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas», tem por detrás de si cerca de quatro dezenas de anos de tradição e empenhamento, primeiramente na prossecução do objectivo de se conseguir a regulamentação oficial da profissão Técnico de Contas e, posteriormente, na melhoria e aprofundamento dos conhecimentos profissionais, técnicos e culturais dos seus associados.

Pode-se mesmo afirmar que, apesar de a constituição da então Câmara dos Técnicos de Contas remontar ao dia 8 de Março de 1977, já os sócios fundadores vinham desenvolvendo, desde 1963, no âmbito da sua Secção Profissional inserida no Sindicato dos Trabalhadores de Escritórios e Serviços de Lisboa (hoje SITESE) e em virtude de a livre associação não ser tolerada pelo poder político da altura, esforços no sentido de se conseguir a regulamentação do exercício da profissão «Técnicos de Contas», tal como preconizava o artigo 52.º do Código da Contribuição Industrial, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 45.103, de 1 de Julho de 1963.

Após a instauração da democracia e na sequência de uma reunião magna de Técnicos de Contas, levada a efeito em 6 de Junho de 1974, decidiu-se avançar para a constituição da referida associação privada sem fins lucrativos a que se chamou "Câmara dos Técnicos de Contas" e, mais tarde, "Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas", cuja acção foi decisiva para a regulamentação da profissão através do Decreto-Lei n.º 265/95, de 17 de Outubro.
 
Para este objectivo nunca foram regateados esforços, empenho, dedicação e sacrifícios que eram exigidos por uma luta prolongada e desgastante que nos orgulha de ter culminado em vitória.
Mas não se ficou por aqui a acção da "Câmara" de que é agora herdeiro natural o IATOC. Durante mais de 22 anos, ininterruptamente, são realizadas as sessões semanais de esclarecimento técnico contabilístico-fiscal, abertas aos seus 5.500 associados. Foram muitos os seminários e conferências sobre matérias contabilísticas e fiscais realizados de norte a sul do País. Durante muitos anos foi publicado mensalmente um Boletim Técnico.

Devemos realçar que todas estas iniciativas foram e são realizadas sem qualquer intuito lucrativo, pois limitamo-nos a cobrar o reembolso das despesas com elas efectuadas.
A modificação da designação de Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas para Instituto para Apoio aos Técnicos Oficiais de Contas, foi decidida, por unanimidade e aclamação, em assembleia geral extraordinária convocada para o efeito, realizada em 20 de Junho de 1998, com a finalidade única de permitir que a então ATOC - Associação dos Técnicos Oficiais de Contas, pessoa colectiva pública criada pelo Decreto-Lei n.º 265/95, de 17 de Outubro, pudesse vir a adoptar a nossa anterior designação, conferindo-lhe, assim, uma maior dignidade na sua apresentação institucional, o que veio a verificar-se com a promulgação do Decreto-Lei n.º 452/99, de 5 de Novembro.

É ainda de referir que o IATOC, quer sob a actual designação quer sob a anterior, através de elementos dos seus órgãos sociais, para além das actividades mencionadas, também sempre prestou o seu contributo, quer na Comissão de Normalização Contabilística, onde esteve e está representado, quer no apoio à Direcção Geral das Contribuições e Impostos, neste caso integrando tanto a Comissão de Inscrição de Técnicos de Contas, como em todos os júris de exame de aptidão para inscrição habilitadora do exercício da profissão.
 
Este é um brevíssimo resumo de um rico historial, que passa pela realização do I Congresso Nacional dos Técnicos Oficiais de Contas, que se realizou no Pavilhão dos Desportos em Outubro de 1995 e culmina numa permanente e intransigente acção de dignificação dos Técnicos Oficiais de Contas.

Queremos ser dignos dessa herança e levar o IATOC a manter-se empenhado na devoção à causa pública de uma profissão que é crucial para Portugal. 
 
A Instituição